O mundo está à beira de um apocalipse dos antibióticos ?



Todo ano, pelo menos 700 mil pessoas morrem de infecções resistentes a medicamentos.

Não é à toa que a Organização Mundial da Saúde (OMS) descreveu a resistência aos antibióticos como uma das maiores ameaças globais do século 21.

Mas o que está sendo feito para tentar evitar o que poderia ser chamado de "apocalipse dos antibióticos"?

Primeiramente, há uma tentativa de reduzir o uso deste tipo de medicamento, uma vez que, quanto mais antibiótico tomamos, mais resistentes as bactérias ficam.

O psicólogo Jason Doctor, da Universidade do Sul da Califórnia, vem desenvolvendo experimentos para verificar se é possível fazer com que os médicos receitem menos medicamentos.

Ele convenceu mais de 200 médicos a assinar uma carta dirigida a seus pacientes, assumindo o compromisso de serem mais rigorosos na hora de prescrever antibióticos. As cartas foram transformadas em cartazes e coladas nas paredes de seus consultórios.

Os experimentos também adotaram um sistema de classificação. Os médicos recebiam um e-mail mensal com informações sobre quantos antibióticos estavam prescrevendo inadequadamente em comparação aos seus colegas.

Foram criados ainda alertas nos computadores dos médicos, levando-os a questionar se realmente precisavam prescrever os antibióticos, e mostrando como poderiam lidar com pacientes insistentes que exigiam a medicação.

Quando todas essas abordagens diferentes foram adotadas juntas, o número de prescrições de antibióticos foi reduzido drasticamente.

Algumas dessas mudanças estão sendo implementadas nos Estados Unidos e em outros países. Mas, mesmo que as pessoas façam uso de antibióticos apenas quando estão precisando de fato, isso não resolveria o problema. Os seres humanos são um grande mercado para antibióticos, mas há um ainda maior.

Em 1950, foi descoberto que os antibióticos fazem os animais crescerem mais rápido. Desde então, fazendeiros de todo o mundo têm injetado o medicamento em seus animais, mesmo após estudos científicos comprovarem que a resistência bacteriana poderia passar dos animais para os seres humanos.


8 visualizações
1500
NOSSO EMAIL
NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 09h30 às 18h.

VOLTE SEMPRE

Ou fique mais um pouco :)

NOSSOS SERVIÇOS

- Marketing Digital

- Gráfica Premium

- Produção de video

- Midia Social

- Web Design

- e-commerce

ENCONTRE-NOS

Estamos localizados em

São Paulo/SP

ABC

 

  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle

Howling Creative Center
Rua joão Baruel CEP: 03972040 - São paulo /SP - CNPJ: 33.520.621/0001-55

Endereço eletrônico: midia@howling.com.br – Todos os direitos reservados
Tempo de entrega: Até 1 dia útil para constar o pagamento em nossos sistemas.

contato: midia@howling.com.br 11 4114-6078

© since 2014 Howling Creative Center