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Tecnologia no Marketing: por que você precisa dar muita atenção?


invenção de aparelhos tecnológicos trouxe muitas mudanças em relação às formas de venda, mas foi essencialmente coma chegada da internet que o Marketing passou por grandes transformações. A web fomentou novas expectativas nos clientes e oportunidades de diferenciação - pesquisa, social, mobile, geolocalização - que continuam a se expandir e parecem não ter limites no quesito de experiência de usuário. Todos os meses chegam ao mercado inovações disruptivas que nos colocam cada vez mais conectados uns com os outros. E isso inclui empresas e consumidores.

Para dar conta do volume de dados que é possível conseguir nessa interação foram surgindo ferramentas capazes de transformar o trabalho do profissional de Marketing em algo mais analítico do que o tradicional pensamento direto de ações e vendas. Além de ter que usar gráficos, planilhas e números na sua rotina, passou a ser essencial entender de tecnologia e o que há por trás dela.

Quem estava habituado a fazer Marketing da maneira antiga possui duas opções: aceitar e adaptar-se à nova realidade, ou tornar-se irrelevante e desempregado. Pode parecer radical, mas para se preparar para os concorrentes atualmente é necessário compreender e se aprofundar neste novo cenário direcionado por dados. Isso significa um ganho para a área, que passa a somar as táticas mais importantes do Marketing clássico, adaptá-las e aplicá-las ao mundo digital.

Hoje em dia todas as tarefas que envolvem estratégia contam com alguma inovação que revoluciona o modo com que se lida com o consumidor. Itens como Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada e Virtual, Gamificação, Redes Sociais entre outros são pauta obrigatória em reuniões de campanhas. Basta olhar para algumas das principais empresas de tecnologia do mundo para saber que elas têm revolucionado a forma como os negócios são feitos hoje. O Google, por exemplo, investe em ações de perfomance - e incluem AdWords, Remarketing e Gshopping nelas.


A Tecnologia no Marketing já vem revolucionando o setor em diferentes frentes, como ferramentas, conceito do que os profissionais fazem, formação e ações preditivas. Até mesmo nos cargos as mudanças já são percebidas. Em 2017, os diretores de Marketing passarão mais tempo trabalhando em tecnologia do que os diretores de informação, segundo dados da consultoria Gartner. Este é o motivo pelo qual a área passa a ser cada dia mais estratégica.

Os CMO´s (Chief Marketing Officer) serão os futuros CMT´s (Chief Marketing Technologist) capazes de resolver o desafio de criar um modelo capaz de proporcionar uma gestão unificada de múltiplos canais de venda, com informações específicas do consumidor por canal, analisando recortes, como comportamento de compra e experiências proporcionadas pelo contato com produtos correlacionadas ao perfil de consumo de cada usuário.

Praticamente qualquer pessoa envolvida com o Marketing digital ou ferramenta de dados está lidando com martech. O termo híbrido aplica-se especialmente a grandes iniciativas, esforços e ferramentas que aproveitam a tecnologia para atingir metas e objetivos da área - algo que se tornará cada vez mais recorrente entre empresas de todos os portes.

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