top of page

Tecnologia pode transformar toques na tela do smartphone em energia



 

Uma das principais reclamações dos usuários de smartphones sem dúvida é a pouca duração das baterias. Focados em resolver esse problema, engenheiros da Universidade Estadual de Michigan desenvolveram um novo método de gerar energia pelo movimento humano.

Utilizando um dispositivo que pode ser dobrado, o usuário pode gerar energia com o simples ato de tocar e apertar o smartphone para navegar entre diversas funções que o aparelho permite.

- O que eu prevejo, para o futuro relativamente breve, é a capacidade de não termos que recarregar nossos telefones por uma semana, por exemplo, por causa da energia que será produzida pelo seu movimento -disse Nelson Sepulveda, professor da Universidade Estadual de Michigan e líder do estudo.

No experimento realizado, os pesquisadores foram capazes de operar uma tela de LCD sensível ao toque, uma luminária com 20 lâmpadas LED e um teclado flexível apenas com esse dispositivo, sem o apoio de uma bateria. O feito foi descrito no periódico “Nano Energy”.

- Cada vez que você dobra, você aumenta exponencialmente a quantidade de voltagem criada. Você pode começar com um dispositivo grande, mas você pode dobrá-lo várias vezes, tornando-o muito menor e com mais energia. Ele pode se tornar pequeno o bastante para ser colocado no salto do sapato e gerar energia cada vez que se pisa - disse Sepulveda.

Entre as maiores vantagens que os pesquisadores destacam com o uso da tecnologia estão o pouco peso, a flexibilidade, escalabilidade, e o baixo custo. Além disso, o dispositivo se torna mais poderoso quando dobrado.

bottom of page